A Comissão Eleitoral do Instituto Servir Brasil homologou, nesta segunda-feira (23), o resultado final da eleição para a nova Diretoria Institucional e o Conselho Fiscal, que cumprirão mandato no período de 2025 a 2028. Com o encerramento do prazo para apresentação de recursos, sem registro de contestações, o processo eleitoral foi oficialmente concluído com a publicação do Ato de Homologação do Resultado Final da Eleição 2025. Clique aqui para acessar o documento na íntegra.
Foram confirmados os nomes eleitos durante a Assembleia Geral Ordinária realizada em 16 de junho. Pela Diretoria Institucional (chapa única), foram eleitos o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União – Sindilegis, representado por Alison Souza, para a Presidência, e o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários – ANFFA Sindical, representado por Janus Pablo Macedo, para a Vice-Presidência.
No Conselho Fiscal, assumirão as três vagas de membros titulares as seguintes entidades e seus representantes: Associação Nacional dos Empregados da Dataprev – Aned (Léo Santuchi), Sindicato Nacional dos Servidores Federais Autárquicos nos Entes de Promoção e Fiscalização do Mercado de Valores Mobiliários – SindCVM (Oswaldo Molarino Filho) e Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil – Sindireceita (Thales Freitas Alves).
O início oficial do mandato será no dia 25 de junho de 2025, conforme estabelecido no cronograma eleitoral. Já a solenidade comemorativa de posse foi remarcada para a segunda semana de agosto, com o objetivo de ampliar a participação de parlamentares e dar maior visibilidade institucional ao evento. A data exata será anunciada em breve.
Ao comentar o resultado, o presidente eleito, Alison Souza, destacou a relevância do Instituto no atual cenário político-institucional: “O Instituto Servir Brasil é, acima de tudo, um escudeiro do serviço público brasileiro. Nossa missão é defender tanto os que servem quanto os que são servidos, garantindo um Estado eficiente, justo e comprometido com a qualidade dos serviços prestados à população. Atuaremos de forma estratégica, técnica e propositiva, sempre ao lado da Frente Servir Brasil e das entidades que constroem essa rede de proteção ao serviço público”.
Confira o histórico completo da eleição e os documentos oficiais do processo:
DOCUMENTOS OFICIAIS
📎 Edital de Convocação da Assembleia – publicado em 04/06/2025
📎 Ato de Homologação das Candidaturas ao Conselho Fiscal – 02/06/2025
📎 Ato de Homologação da Candidatura à Diretoria Institucional – 26/05/2025
📎 Ato de Retificação do Regulamento Eleitoral 2025 – 21/05/2025
📎 Cronograma Eleitoral 2025 (atualizado) – 21/05/2025
📎 Regulamento Eleitoral 2025 (versão original) – 07/05/2025
📎 Estatuto do Instituto Servir Brasil
MATÉRIAS PUBLICADAS
🔗 Comissão divulga regulamento e calendário do processo eleitoral
📎 Comissão divulga candidaturas preliminares e reabre prazo para o Conselho Fiscal
📎 Regulamento eleitoral é retificado após reabertura de prazo para o Conselho Fiscal
📎 Comissão comunica saída do Sindireceita da suplência da Comissão Eleitoral
📎 Chapa para a Diretoria é homologada e candidaturas preliminares ao Conselho Fiscal são divulgadas
📎 Comissão homologa candidaturas ao Conselho Fiscal e autoriza início da campanha
📎 Assembleia é convocada para a eleição da nova Diretoria e do Conselho Fiscal
📎 Chapa da Diretoria defende protagonismo na reforma administrativa e modernização do Estado