A Comissão Eleitoral do Instituto Servir Brasil divulgou, nesta quarta-feira (7), o Regulamento Eleitoral 2025, que estabelece as normas e o cronograma do processo de escolha da nova Diretoria Institucional e do Conselho Fiscal da entidade para o triênio 2025–2028.
“Este é o primeiro processo eleitoral verdadeiramente estruturado do Instituto Servir Brasil, construído com diálogo, transparência e participação ativa das entidades que o compõem. É um avanço importante em termos de governança, que fortalece o Instituto como um espaço plural, representativo e cada vez mais comprometido com a coletividade”, afirmou Gisele Sérgio, presidente da Comissão Eleitoral.
Serão eleitas uma chapa para a Presidência e Vice-Presidência e cinco integrantes para o Conselho Fiscal, sendo três titulares e dois suplentes. Poderão se candidatar as entidades associadas que estejam em pleno gozo de suas prerrogativas estatutárias, por meio de suas presidências ou cargos equivalentes. O período de registro de candidaturas será de 8 a 18 de maio, mediante envio das fichas específicas, devidamente assinadas, para o e-mail da Comissão Eleitoral: eleicao@servirbrasil.org.br.
A votação ocorrerá de forma digital no dia 16 de junho, durante Assembleia Geral especialmente convocada para esse fim. A posse da nova gestão está marcada para o dia 25 de junho de 2025.
As candidaturas devem preencher, assinar e enviar as fichas disponibilizadas abaixo:
- Ficha de Inscrição de Chapa para a Diretoria
- Ficha de Inscrição de Candidatura Individual ao Conselho Fiscal
Confira também os documentos que orientam o processo:
Cronograma Eleitoral 2025
O cronograma do processo eleitoral será o seguinte:
- 10 de abril (quinta-feira): Publicação do edital de convocação da Assembleia Geral para eleição da Comissão Eleitoral.
- 22 de abril (terça-feira): Realização da Assembleia Geral para eleição da Comissão Eleitoral
- 7 de maio (quarta-feira): Divulgação das regras e do calendário eleitoral pela Comissão.
- De 8 a 18 de maio (quinta a domingo): Período de registro de candidaturas.
- 19 de maio (segunda-feira): Divulgação preliminar das candidaturas.
- 20 e 21 de maio (terça e quarta-feira): Prazo para apresentação de recursos.
- 22 e 23 de maio (quinta e sexta-feira): Análise dos recursos.
- 26 de maio (segunda-feira): Homologação das candidaturas e início da campanha eleitoral.
- 4 de junho (quarta-feira): Publicação do edital de convocação da Assembleia Geral para votação.
- 9 de junho (segunda-feira): Debate virtual entre chapas (caso mais de uma) ou sabatina (caso chapa única).
- 15 de junho (domingo): Término da campanha eleitoral.
- 16 de junho (segunda-feira): Assembleia Geral para votação, apuração e divulgação preliminar do resultado.
- 17 e 18 de junho (terça e quarta-feira): Prazo para apresentação de recursos ao resultado.
- 20 de junho (sexta-feira): Análise dos recursos.
- 23 de junho (segunda-feira): Divulgação do resultado final.
- 25 de junho (quarta-feira): Solenidade de posse da nova Diretoria Institucional e do Conselho Fiscal.
A Comissão Eleitoral é composta por três membros titulares: Gisele Sérgio (Sindjus – Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do MPU no DF, do Judiciário Federal do TO e da Justiça Federal e Eleitoral do AC, RO e RR), Luciana Hoff (Anpprev – Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais) e Rogiero Victor de Andrade (Adcap – Associação dos Profissionais dos Correios). Também acompanham os trabalhos, como membros suplentes, Higor Guerra (Aneinfra – Associação Nacional dos(as) Analistas e Especialistas em Infraestrutura) e Iêda Maria de Miranda (Sindireceita – Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil).