Instituto Servir BrasIl
  • Sobre
  • Diretoria
  • Estatuto
  • Conselho Curador
FRENTE SERVIR BRASIL
Instituto Servir BrasIl
  • Sobre
  • Diretoria
  • Estatuto
  • Conselho Curador
Sem resultados
Ver mais...
Instituto Servir BrasIl
Sem resultados
Ver mais...

Servir Brasil inicia 2026 com adesão do Sindifisco Nacional

Instituto Servir Brasil por Instituto Servir Brasil
10 de fevereiro de 2026
em Notícias
0
Servir Brasil inicia 2026 com adesão do Sindifisco Nacional

O Instituto Servir Brasil realizou, na manhã de 4 de fevereiro de 2026, sua Assembleia Geral Extraordinária (AGE) de abertura do ano, em formato híbrido, na sede do Sindilegis, em Brasília. A reunião foi conduzida pelo presidente do Instituto, Alison Souza, acompanhado do vice-presidente, Janus Pablo Macedo, e reuniu dirigentes de entidades representativas de servidores públicos dos três Poderes da República.

Na ocasião, foi aprovada, por unanimidade, a adesão do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) ao quadro de Associados Efetivos do Instituto. O presidente da entidade, Dão Real Pereira dos Santos, participou da Assembleia e destacou a importância do fortalecimento da articulação institucional em defesa do serviço público.

A aproximação entre o Sindifisco Nacional e o Instituto Servir Brasil vem sendo construída nos últimos anos. Em 2025, as duas entidades realizaram conjuntamente a 3ª edição do Pensar Brasil, com o tema “Orçamento e desenvolvimento: caminhos para a justiça social”, consolidando um espaço qualificado de diálogo sobre políticas públicas e desenvolvimento nacional.

A AGE também contou com a participação do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas do Distrito Federal (Sindical). Recém-empossado, o presidente da entidade, Mikhail Eirado, manifestou o interesse em retomar a participação do Sindical no Instituto.

Conjuntura política e agenda legislativa

No debate sobre a conjuntura política, as entidades avaliaram o cenário legislativo de 2026, com destaque para a Reforma Administrativa. Também foi debatida a tramitação da PEC nº 6/2024, que trata do fim da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas, destacando-se a estratégia de apensamento à PEC nº 555/2006 como forma de evitar seu arquivamento e acelerar a análise do tema na Câmara dos Deputados.

As entidades ressaltaram ainda a necessidade de aprofundar o debate sobre os regimes previdenciários dos servidores públicos e alternativas de financiamento, lembrando que a contribuição dos aposentados, criada em caráter temporário em 2003, permanece vigente até hoje.

Reestruturação das carreiras e fortalecimento sindical

A Assembleia também discutiu a reestruturação das carreiras do Poder Executivo Federal, a partir do PL nº 6.170/2025 e da pauta reivindicatória apresentada pelas entidades para 2026. Foram destacados temas como a regulamentação da negociação coletiva no serviço público, o fortalecimento das entidades sindicais e a proposta de instituição do auxílio-nutrição para servidores aposentados e pensionistas.

Eleições de 2026 e atuação nos estados

Outro encaminhamento relevante foi a proposta de construção de uma campanha nacional de voto consciente voltada aos servidores públicos, com o objetivo de estimular a eleição de parlamentares comprometidos com a defesa do serviço público. A iniciativa prevê a realização de reuniões temáticas nos estados, com agendas iniciais previstas para os meses de março e abril, começando pelo Rio de Janeiro e por Pernambuco.

Nova plataforma digital

Por fim, foi apresentada uma nova plataforma digital do Instituto Servir Brasil, voltada à organização institucional, à interação entre as entidades e à preservação da memória da atuação coletiva.

A Assembleia reuniu dirigentes e representantes de diversas entidades associadas, com a participação de Daniel Avelino, presidente da Anesp; Alberto Nunes, presidente da Aned; Aluizo de Lucena, presidente da Anpprev; Niomar Nogueira, presidente da Anauni; Janus Pablo Macedo, presidente do ANFFA Sindical e vice-presidente do Instituto Servir Brasil; Rubens Roriz, 2º vice-presidente da Febrafite, e Rossini Dias, diretor de assuntos parlamentares da entidade; Dão Real dos Santos, presidente do Sindifisco Nacional; Mikhail Eirado, presidente do Sindical, acompanhado de Teófilo Silva, diretor de formação sindical; Alison Souza, presidente do Sindilegis e do Instituto Servir Brasil; Costa Neto, presidente do Sindjus, acompanhado de Gisele Sérgio, vice-presidente, e Chico Vaz, diretor de assuntos jurídicos, trabalhistas e parlamentares; Oswaldo Molarino Filho, presidente do SindCVM; e Cássio Cabral Kelly, presidente do SindSusep. Também estiveram representadas por suas assessorias a Abrapp, por meio de Tarciana Xavier, e a ADB Sindical, representada por Katiana Santiago.

Post anterior

Instituto e Frente Servir Brasil realizam encontro de confraternização com lideranças sindicais

Buscar…

Sem resultados
Ver mais...

Posts recentes

  • Servir Brasil inicia 2026 com adesão do Sindifisco Nacional
  • Instituto e Frente Servir Brasil realizam encontro de confraternização com lideranças sindicais
  • Reforma Administrativa: milhares vão às ruas em Brasília e deputados retiram apoio à PEC 38/2025
  • Cidadão, defenda o que é seu: participe da Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa
  • Em AGE, Servir Brasil debate reforma administrativa e aprova adesão da Aednit como nova associada
  • Sobre
  • Diretoria
  • Estatuto
  • Conselho Curador

Desenvolvido por Pressy © 2023
Pressy Comunicação e Tecnologia

Sem resultados
Ver mais...
  • Sobre
  • Diretoria
  • Estatuto
  • Conselho Curador

Desenvolvido por Pressy © 2023
Pressy Comunicação e Tecnologia